XVII SICTUR, TURISMO: MITOS E REALIDADES

Curiosidades

Por que MITOS E REALIDADES como tema principal do evento?

               Escolhemos esse tema para ter a oportunidade de debater sobre assuntos polêmicos que envolvem a área turística. Há pessoas que pensam que os profissionais da área do turismo trabalham pouco, ganham muito e viajam muito: isso é mito ou realidade? Outros acreditam que o turismo pode ser usufruído por qualquer pessoa, independente de sua opção sexual, de sua classe social ou se ela tiver alguma deficiência: isso é mito ou realidade? AInda há aqueles que defendem que o turismo agride e devasta o meio ambiente: mito ou realidade? Esses são apenas alguns dos assuntos que serão abordados no XVII SICTUR.

 

O que é um mito?

Um mito é uma narrativa de caráter simbólico, relacionada a uma dada cultura. O mito procura explicar a realidade, os principais acontecimentos da vida, os fenômenos naturais, as origens do Mundo e do Homem por meio de deuses, semi-deuses e heróis.

 

A Mitologia Greco-Romana

 

                O mito da hospitalidade está presente na mitologia grega, na Bíblia e em diversas culturas, e representa a visita de um deus à casa de um mortal para testar sua hospitalidade.
Na literatura dos mitos greco-romanos, a deusa da hospitalidade é Héstia, em grego, ou Vesta, no mito romano, e está em permanente interação com Hermes, filho de Zeus – aquele que chega – Mercúrio, na designação latina.  Hermes representa o peregrino, aquele que vem pelos campos (per + agri). É associado com o que chega, o hóspede, o que é recebido, o turista, o imigrante, o estranho, o estrangeiro, o outro.
Deus das viagens, está presente em cada pedra (hermai) do caminho, assinalando por onde seguir. Deus da comunicação, é o mensageiro dos deuses, leva uma boa palavra, uma boa nova.
Héstia, deusa da hospitalidade, permanece imóvel no centro do Olímpio, sendo considerada o princípio abstrato de lar. Ao contrário de outros deuses, sua representação não ocorria na forma humana, mas, sim, pela chama viva, única deusa cultuada em todas as casas dos homens e nos templos de todos os deuses. Em tempos antigos, cada cidade-estado grega tinha a sua lareira comum, assim como cada casa. Quando dois jovens se uniam pelo casamento, a mãe da noiva acendia uma tocha em sua casa e a transportava diante do casal até sua nova casa, para que acendessem a primeira chama de seu lar, tornando-o, por esse ato, sagrado e protegido.
Do mesmo modo, quando alguém deixava sua cidade natal, impregnado do espírito de Hermes, levava consigo o fogo sagrado, de tal forma que, onde quer que se aventurasse a estabelecer um novo lar, Héstia estaria junto. Héstia, a chama que aguarda, é também a que ilumina o caminho de Hermes.

 

Deuses da Mitologia Greco-Romana

 

Zeus (Júpiter) Reis dos deuses e governante do Monte Olímpo; deus do céu e das tempestades. O filho mais novo dos Titãs Chronos e Reia. Símbolos: o raio e a águia.

Hera (Juno) Rainha dos deuses. Deusa do casamento e da maternidade. Símbolos: o pavão e a vaca. Filha de Chronos e Reia. Mulher e irmã de Zeus.

Posídon (Neptuno) Deus dos Mares; dos terremotos e dos cavalos. Símbolos: hipocampo e tridente. Filho de Chronos e Reia. Irmão de Zeus e Hades.

Deméter (Ceres) Deusa da fertilidade, agricultura, natureza e estações do ano. Símbolos: papoila. Filha de Chronos e Reia, irmã de Zeus.

Hades (Plutão) Deus dos mortos, dos Infernos e das riquezas da terra. Símbolos: Elmo da Escuridão, um bidente, e um crânio. Filho do Titã Chronos e de Reia. Irmão de Zeus e Posídon.

Héstia (Vesta) Deusa virgem do lar (hospitalidade) e da lareira. Filha de Chronos e Reia, e irmã de Zeus.

Afrodite (Vênus) Deusa do amor, da beleza e da sexualidade. Filha de Zeus e de Dione ou, noutras tradições, de Urano. Símbolos incluem a pomba.

Apolo (Febo) Deus do sol, da cura, da música, poesia, profecia e do tiro ao arco. Símbolos incluem a lira e o arco. Ártemis é sua irmã gêmea. Filho de Zeus e de Leto.

Ares (Marte) Deus da guerra. Símbolos incluem o javali e a lança. Filho de Zeus e Hera.

Artemis (Diana) Deusa virgem da caça e da lua. Símbolos incluem o veado e o arco. Irmã gêmea de Apolo, filha de Zeus e de Leto.

Atena (Minerva) Deusa virgem da sabedoria, ofícios e estratégia militar. Símbolos são a oliveira e o mocho. Filha de Zeus, de acordo com algumas tradições, com Métis.

Dionísio (Baco) Deus do vinho, das festas e do êxtase. O seu símbolo é a pantera e a videira. Filho de Zeus e da mortal Sémele.

Hermes (Mercúrio) Mensageiro dos deuses; deus do comércio e dos ladrões. Símbolos incluem o caduceu. Filho de Zeus e da ninfa Maia.

Hefesto (Vulcano) Ferreiro dos deuses; deus do fogo e da metalurgia. Filho de Zeus e Hera ou, de acordo com algumas tradições, apenas de Hera.

© 2010 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode